sexta-feira, 20 de maio de 2011

CRAS Jandaíra


 

O que é o CRAS?
A proteção social básica, prevista na PNAS/2004, tem como objetivo prevenir situações de risco por meio do desenvolvimento de potencialidades e aquisições e do fortalecimento de vínculos familiares e comunitários. Seus programas, projetos, serviços e benefícios, destinam-se à população em situação de vulnerabilidade social decorrente da pobreza, privação e/ou fragilização de vínculos afetivos – relacionados e de pertencimento social (discriminações etárias, étnicas, de gênero ou por deficiências, dentre outras).

No CRAS são oferecidos os seguintes serviços e ações:
• Apóio às famílias e indivíduos na garantia dos seus direitos de cidadania, com ênfase no direito à convivência familiar e comunitária;
• Serviços de acompanhamento social às famílias;
• Proteção social pró-ativa (visitas as famílias em situação de risco);
• Acolhida para recepção, escuta, orientação e referência.

Direitos dos usuários do CRAS:
Aos usuários do CRAS estão assegurados os direitos à:
• Conhecer o nome e a credencial de quem o atende (profissional técnico, estagiário ou administrativo do CRAS);
• Escuta, à informação, à defesa. À provisão direta ou indireta ou encaminhamento de suas demandas de proteção social asseguradas pela Política de Assistência Social;
• Ter local digno e adequado para o seu atendimento;
• Receber explicações sobre os serviços e seu atendimento de forma clara, simples e compreensível;
• Receber informações sobre como e onde manifestar seus direitos e requisições sobre o atendimento socioassistencial;
• Ter seus encaminhamentos por escrito, identificados com o nome do profissional e seu registro no Conselho ou Ordem Profissional, de forma clara e legível;
• Ter protegida sua privacidade, dentro dos princípios e diretrizes da ética profissional, desde que não acarrete riscos a outras pessoas;
• Ter sua identidade e personalidade preservada e sua história de vida resgatada;
• Poder avaliar o serviço recebido, contando com espaço de escuta para expressar sua opinião;
• Ter acesso ao registro dos seus dados, se assim o desejar.
Ações que devem ser desenvolvidas de modo complementar:
• Grupos de convivência e sociabilidade para crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos.
• Atividades lúdicas para crianças visando o fortalecimento de laços familiares e a interação entre criança e os demais membros da família e da comunidade.
• Implementação das ações de capacitação e inserção produtiva.
• Ações complementares de promoção da inclusão produtiva para beneficiários do Programa Bolsa Família e do Benefício de Prestação Continuada – BCP.
Às famílias beneficiárias do Programa Bolsa Família (em especial, as que apresentarem dificuldades no cumprimento das condicionalidades de saúde e educação) e do Benefício de Prestação Continuada – BCP, serão acompanhadas com prioridade.

Grupo de Idosos CRAS

Dia 12 de Maio de 2011 o CRAS comemorou o dia das Mães com todos os idosos.
Ações socioassistenciais são desenvolvidas para criar/ampliar os sentimentos de pertencimento, de identidade e de integração, compartilhamento de objetivos, relação grupo versus comunidade. O grupo trabalha a importância da participação, comunicação, regras, negociação de objetivos, capacidade de produzir consensos e negociar conflitos e outros aspectos relacionados ao vínculo social.
Podem ser inseridas noções de empreendedorismo, para identificação de potenciais participantes em ações de inserção produtiva.


Dia das Mães CRAS

Dia 10 de Maio de 2011 comemoramos o Dia das Mães. No dia realizamos dinâmica, exposição de vídeos homenagiando-as e sorteios de brindes.



Grupo de Crianças CRAS

O Grupo de Crianças do CRAS ocorre toda terça-feira nos horários da manhã e da tarde. O objetivo é atender crianças de famílias beneficiárias do Programa Bolsa Família e/ou aquelas que estejam em situação de risco e vulnerabilidade social.
Atendimento as crianças , conforme necessidades identificadas pelos CRAS , para desenvolver habilidades pessoais, formas de expressão, ludicidade, exercício de cidadania e de pertencimento.
As ações socioeducativas com crianças incluem procedimentos e atividades para aprendizagem articulada, contribuindo no desenvolvimento pessoal e social, atualizando e complementando conhecimentos de vivência familiar e experiência cultural.
Eventos
Ações que envolvem as famílias e a rede socioassistencial, com repasse de informações e orientações em atividades recreativas, festas em datas comemorativas e palestras, promovendo integração familiar e comunitária.
As atividades socioeducativas para crianças acontecem no Centros de Referência da Assistência Social de Jandaíra.
A metodologia adotada segue as orientações técnicas de âmbito nacional (ver SUAS) e estão detalhadas no Protocolo de Gestão dos CRAS, documento elaborado pelos profissionais da FAS. Visam o fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários, formação de valores, incentivo ao protagonismo,entre outros princípios.
Algumas características das atividades desenvolvidas:
- Conjugam educação e proteção social;
- Não possuem currículo e programação pedagógica padrão;
- São planejadas conforme demandas, interesses particulares e potencialidades da comunidade;
- Oportunizam o desenvolvimento de interesses, potencialidades e talentos;
- Valorizam o aprendizado múltiplo, a troca de idéias e de experiências;
- Estimulam o desenvolvimento de postura crítica;
- Estimulam o desenvolvimento de relacionamentos interpessoais e o respeito às diferenças.
- Podem ser realizadas em unidades de execução diversificadas




Campanha 18 de Maio

Dia 11 de Maio de 2011 o CRAS realizou uma capacitação com funcionários da Educação objetivando socializar informações sobre a campanha contra Abuso e Exploração Sexual de crianças e adolescentes onde deverão ser repassassados para os alunos e assim, divulgar a campanha nas Escolas.

Faça Bonito: proteja nossas crianças e adolescentes

Capacitação com Profissionais da Educação